SISTEMA DE INFORMAÇÕES PARA FAMÍLIA EMPRESÁRIA

por Wagner Teixeira

No contexto das famílias empresárias, um dos aspectos mais relevantes, ainda pouco trabalhado, é a criação de um fluxo de informações eficaz entre os distintos públicos envolvidos. Grande parte da origem das discordâncias e divergências costuma ser o fluxo informal ou a falta de informação, gerando desgastes que poderiam ser minimizados e até evitados se houvesse uma estrutura definida.

Mas, o que é preciso para se ter um bom sistema de informações para as famílias empresárias? O bom sistema é aquele que administra e entrega o conteúdo adequado, considerando cada público, num formato acessível, didático e atrativo, com regularidade.

Entendendo que conteúdo adequado é aquele que comunica aquilo que é relevante atendendo as expectativas de quem recebe. Formato acessível implica que a informação recebida seja de fácil compreensão. A frequência certa é conseguir identificar o fluxo que permita entregar a variedade de assuntos existentes, com um intervalo que equilibre o fluxo e a intensidade, sem sufocar os sócios e familiares de informações. Um sistema eficaz precisa ser construído de forma que entre seus objetivos se considere que ele é uma ferramenta de educação continuada da família, nas distintas gerações.

É importante destacar que o sistema de informações da família empresária precisa considerar assuntos dos distintos sistemas: família, patrimônio e empresa. Cada um destes sistemas tem características particulares e objetivos específicos. Por isso, na elaboração desse sistema de informações, é preciso compreender os públicos que terão acesso ao conteúdo, para que possam ser utilizados os canais mais adequados, com a regualridade, o grau de profundidade, e o sigilo necessário para cada tema.

No campo da família, a história da família empresária e os seus valores, é um tema importante a ser registrado e transmitido através das gerações. Uma ferramenta relevante que reforça sua cultura. O sistema de informações fortalece todo o processo, divulgando eventos familiares históricos e da atualidade, bem como divulgando datas comemorativas, e eventos futuros. Também pode ser o canal de divulgação do momento de vida de cada membro da família e dos projetos de vida em desenvolvimento.

Nos aspectos de patrimônio é relevante informar, para todos os familiares, o cenário no mundo dos negócios e variáveis que possam afetar os negócios da família, como: indicadores econômicos relevantes e tendências do mercado, crescimento, recessão, taxas de câmbio, retração ou expansão dos mercados, novas tecnologias, pesquisas de mercado, feiras e eventos, ou seja selecionar os assuntos importantes em função dos sócios – público - e dos negócios da família. Neste sistema, muitas vezes, é necessário haver um processo educativo prévio, para que todos os familiares recebam e possam interpretar as informações. Caso contrário, o processo pode não resultar como esperado.

Já no campo das empresas, as informações sobre os desafios e as perspectivas estratégicas são temas importantes, da mesma forma que inovações em cada área de negócios, como por exemplo: a abertura de uma loja ou unidade, lançamento de um produto, grandes investimentos, promoção ou desligamento de um alto executivo ou até de antigos colaboradores, que mantiveram contato com a família. Importante divulgar o reconhecimento do mercado através da divulgação de pesquisas, de artigos em revistas, reportagens em jornais e principalmente prêmios recebidos, sempre que possível convidando os familiares para estarem presentes nestas cerimônias. Compartilhar conquistas como novas parcerias e aquisições, entrada em novos negócios. Além dos relatórios financeiros, comerciais e indicadores de performance que devem estar acompanhadas de notas explicativas que esclareçam o panorama atual dos negócios refletido nos números apresentados.

O segredo para se ter um bom sistema de informações para sócios e familiares é fazer um sistema ouvindo a todos que terão acesso a ele, uma pesquisa inicial com todos os públicos pode trazer a tona expectativas importantes. Considerando todos os públicos da família empresária, buscando a estrutura mais eficaz, cultivando a continuidade com sócios e familiares educados e informados.

55 visualizações